Alguns filmes brasileiros confirmam prestígio com seleções em festivais de renome mundial já no primeiro semestre de 2024. A seleção dá fôlego para potencializar a carreira internacional e mercadológica das produções em questão.
Recém exibido, com a sessão de abertura no festival de Sundance (EUA), um dos mais prestigiados calendários de exibição cinematográfica, “Malu" (World Dramatic Competition) se passa nos anos 90 e gira em torno de um confronto de gerações protagonizado por um atriz em decadência.
O prestígio também se confirma nos veículos de comunicação especializados para a revista Collider, o jornalista Taylor Gates não poupou elogios e comparou a produção com Lady Bird, o seriado “Girlmore Girls” e o musical "Rent". A distribuição é do "Filmes do Estação", com estreia a definir.
“Pedágio” de Carolina Markowicz (já disponível para aluguel sob demanda em plataformas selecionadas), expande a consolidada carreira do circuito internacional de festivais internacionais, desta vez para o já tradicional South By South West (SXSW), também nos EUA. A história é centrada numa mãe, cobradora de pedágios que decide se corromper para financiar um tratamento de "cura gay" para o filho dela.
Duas produções inéditas serão exibidas em breve, o caso de “Cidade;Campo” de Juliana Rojas e “Retrato de um certo Oriente” de Marcelo Gomes que vão estrear em Berlim (Encounters) e Roterdã (Big Screen Competition), respectivamente. Ambos os filmes estão em mostrar competitivas, portanto, elegíveis para receber premiações.
O filme de Rojas acompanha dois segmentos distintos. Uma de pessoas que migram da cidade grande para o interior e outro ato que traz o caminho inverso, com indivíduos que herdam uma fazenda numa região rural. Bruna Linzmeyer, Fernanda Vianna e Mirella Façanha.
Após "Paloma" (2022) - inspirado em uma história real-, Marcelo Gomes, adapta do autor literário Milton Hatoum, a obra homônima para o cinema, com uma história de amor e ciúmes de imigrantes libaneses que vão ao Brasil para escapar do conflito Israel-Líbano (1949). Atores libaneses Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour protagonizam a produção.
Vale lembrar que o evento holandês apresenta outros filmes como "Praia Formosa" de Júlia Simone, os curtas "Potenciais à Deriva", de Leonardo Pirondi, "O Silêncio Elementar", de Mariana de Melo; "Se Eu Tô Aqui é por Mistério", de Clari Ribeiro; e "Um tropeço em cinco movimentos", de Valentina Rosset.
Comments